ESTANTE

Conselho Deliberativo Funcef: vote 32, Marcos Todt e Fabiana Matheus

No processo eleitoral Funcef, que ocorrerá de 16 a 19 de abril, o voto dos participantes da ativa e participantes aposentados certamente tem por referência temas relacionados a direitos, gestão de seus recursos e diálogo. Candidatos ao Conselho Deliberativo, Marcos Todt, titular, e Fabiana Matheus, suplente, têm abordado em suas publicações esses temas.

Direitos dos participantes

Em direitos dos participantes, destaque à urgente necessidade de aprovação de medidas que reduzam significativamente as contribuições extraordinárias no Reg/Replan Saldado, consequência do equacionamento. Destaque, também, para o restabelecimento da paridade contributiva entre participantes e Caixa no Reg/Replan Não Saldado, meio para garantia da responsabilidade compartilhada por reservas integralizadas e, assim, o pagamento de benefícios. É necessária solução para o contencioso judicial, que aprofunda déficits em planos, em boa parte provocado pelo desrespeito a direitos trabalhistas na Caixa. Outra iniciativa urgente, há muito indefinida, é a de incorporação do Reb pelo Novo Plano. Por fim, a possível e necessária redução das taxas de juros no Credplan, o que depende apenas de decisão gerencial na Funcef.

Gestão dos recursos dos participantes

Na gestão de recursos, o acompanhamento cotidiano da política de investimentos e a proposição de diversificação a partir da realidade de cada plano de benefícios, em especial Novo Plano, o maior deles em número de empregados da Caixa. Fundamental discutir e contribuir na elaboração do planejamento estratégico da Funcef, além de apoio ao fortalecimento dos comitês de assessoramento técnico.

Diálogo

Manter comunicação permanente e direta com os participantes ativos e aposentados não é algo banal, que se limita à publicação de relatórios legalmente obrigatórios. É preciso diálogo permanente com os participantes, suas entidades representativas e órgãos reguladores para a prestação de contas. É preciso abrir espaços a críticas e sugestões. Além disso, atuar junto a representantes eleitos de outras entidades de previdência, contribuindo com a estabilidade do sistema.

Mais propostas e a história de Todt e Fabiana em https://www.facebook.com/groups/2200898610082403

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:ESTANTE