COISAS DE AGORA

Quem é essa mulher

“Quem é essa mulher/que canta como dobra um sino/ queria cantar por meu menino/ que ele já não pode mais cantar” – Canção “Angélica”, de Miltinho e Chico Buarque

“O voto de Paulo Gonet contra Zuzu Angel” é o título do artigo da jornalista Hildegard Angel publicado na quarta-feira 27 de setembro no portal Brasil 247. No artigo, Hildegard lembra sua luta nos anos 1990 em busca de informações e testemunhas, a serem apresentadas à Comissão de Mortos e Desparecidos, provando o assassinato de Zuzu, sua mãe, ainda em 1976. Zuzu Angel foi vítima do que o governo ditatorial classificou, em versão oficial, como acidente automobilístico. Acidente que não foi acidente. Como lembra Hildegard em seu artigo, testemunhas afirmaram ter visto “o carro de mamãe projetado em voo rasante sobre o viaduto, até o chão, empurrado por outro carro”.

Zuzu Angel, estilista conhecida internacionalmente, completava, então, cinco anos em busca de seu filho Stuart Angel Jones. Estudante de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Stuart integrava o Movimento Revolucionário 8 de Outubro, então em luta contra o regime ditatorial. Foi preso em 1971 e levado por agentes do Centro de Informações da Aeronáutica à Base Aérea do Galeão. Torturado e assassinado, foi dado como desaparecido político.

Zuzu e Stuart assassinados. Hildegard relembra agora a dolorosa história de sua mãe e de seu irmão pois, segundo afirma, “O Globo apurou ontem que o candidato a nosso futuro Procurador Geral da República, Paulo Gonet, membro da já extinta Comissão dos Mortos e Desaparecidos Políticos, votou em 1996 contra o reconhecimento do assassinato de Zuzu Angel. Mesmo com depoimentos, com documentos, com duas perícias, com duas testemunhas oculares… “. Ressalte-se: Candidato a Procurador Geral da República! Triste país.

A trajetória de Zuzu é contada em filme de Sérgio Rezende de 2006, “Zuzu Angel”, tendo como intérprete da estilista a atriz Patrícia Pilar.

A canção “Angélica”, referência a Zuzu, foi gravada por Chico Buarque em “Almanaque”, disco de 1982.

Artigo de Hildegard Angel disponível em

https://www.brasil247.com/blog/o-voto-de-paulo-gonet-contra-zuzu-angel

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escravos unidos

Em “Projeto Escravos Unidos”, capítulo do trabalho, o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal ...