Portaria da Caixa/VICOP, de 10 de outubro, designa os integrantes da Comissão Eleitoral para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa. O processo eleitoral será realizado de 16 a 20 janeiro. Há duas chapas inscritas. Votam empregados da Caixa da ativa e aposentados vinculados ao Saúde Caixa. Mas a portaria, mais que designar, revela:
1 – A Comissão Eleitoral, embora indicada há mais de dois meses, só teve os nomes de seus integrantes informados ontem (21) a representantes da Chapa 2, após requerimento formal.
2 – Embora designação em outubro, não houve até agora qualquer iniciativa da Caixa ou da Comissão eleitoral em apresentar aos eleitores aqueles que são os responsáveis pela condução do processo.
3 – São seis indicados na Comissão Eleitoral: três representantes da Caixa e três representantes das entidades sindicais. Todos os três das entidades sindicais foram apresentados pela Contraf. Essa Confederação apoia a Chapa 1, segundo manifesto por ela publicado em seu Portal na Internet.
4 – A Chapa 2 solicitou a indicação de um representante para acompanhar o trabalho da Comissão Eleitoral. Não foi atendida. Ofício da Comissão Eleitoral diz que o regulamento “não prevê a participação de membros das Chapas nas reuniões da Comissão Eleitoral.”. Portanto, a Chapa 2, que se opõe àquela que tem o apoio da entidade que compõe metade dessa Comissão, não tem direito nem ao menos a acompanhar o trabalho.
A Chapa 1 e seus apoiadores, contumazes defensores do sigilo de informações em relação a temas do Saúde Caixa, mantêm esse princípio inclusive no processo eleitoral.