Manchetes em portais de alguns dos principais jornais no mundo em 26 de maio, em livre tradução:
Do britânico The Guardian: “Outrage in Brazil as mentally ill black man dies in police car ‘gas chamber’” – Revolta no Brasil pela morte de um homem negro mentalmente doente na ‘câmara de gás’ de um carro da polícia.
Do espanhol El País: “Un hombre muere en un coche patrulla en Brasil donde policías le encerraron con gases lacrimógenos” – Um homem morre em uma viatura no Brasil, onde policiais o prenderam com gás lacrimogêneo.
Do estadunidense Washington Post: “Police in Brazil gas man to death in trunk of car, video appears to show” – Polícia no Brasil leva homem à morte por gás em porta-malas do carro, mostra o vídeo.
Do argentino La Nacion: “Conmoción en Brasil por el video viral de la muerte de un hombre asfixiado en el baúl de un auto de policía” – Vídeo da morte de um homem asfixiado no porta-malas de um carro de polícia causa comoção no Brasil
Câmara de gás
No país alguma comoção, mas nem tanta revolta, há de se reconhecer.
A câmara de gás utilizada em Sergipe – supõe-se ainda experimental, inspirada na Alemanha dos anos 1940 – foi testada em um preto pobre que, disse a autoridade, resistira à abordagem. A Polícia Rodoviária Federal, em nota, afirmou que “os agentes empregaram técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo”. Pois é: o cidadão deve ter morrido asfixiado porque era sua hora.
Operações policiais
Um dia antes, operação policial – assim alguns meios de comunicação nacionais a denominaram – deixou dezenas de mortos na Vila Cruzeiro, Rio de Janeiro. Foi mais uma entre outras tantas. A ação mereceu alvíssaras do presidente da república e foi propagandeada em redes sociais por admiradores de datenas e clones, parte da gente ordeira e virtuosa que apela pra polícia despachar o populacho, expressão de Chico Buarque em Caravanas.
A raiva é mãe da covardia, não há dúvida.
Caravanas, na interpretação de Orquestra Mundana Refugi & Orquestra de Solista do Rio de Janeiro
https://www.youtube.com/watch?v=mK5KMknjxTE&ab_channel=OSRJOrquestradeSolistasdoRiodeJaneiro