ESTANTE

Previdência complementar: Anapar propõe suspensão temporária das cobranças extraordinárias

A Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e Autogestão em Saúde (Anapar) apresentou em 16 de janeiro a Carlos Lupi, Ministro da Previdência, documento relacionando dez medidas que considera prioritárias para a área de previdência complementar. Entre essas medidas, a entidade propõe a suspensão temporária das contribuições extraordinárias, por conta de equacionamento, impostas aos participantes ativos, aposentados e pensionistas de planos de benefícios de entidades fechadas de previdência, a exemplo da Funcef. Não há detalhamento quanto ao período em que essa suspensão seria mantida.

A Anapar propõe, também, a constituição de grupo de trabalho para revisão de normas do setor, destacando a que disciplina segmentos e limites de aplicação por planos de previdência complementar (Resolução CMN 4.994/2022). A intenção, aqui, é restabelecer a hipótese de investimentos em imóveis. Há, ainda, propostas de alteração na composição de conselhos vinculados a autarquias federais que tratam da questão previdenciária, para valorizar a presença de representantes dos participantes.

Segundo informe da Associação, Carlos Lupi “mostrou-se receptivo às propostas, comprometendo-se a ouvir a Anapar sempre que necessário, garantindo que os participantes de fundos de pensão tenham suas demandas levadas em consideração pelo novo governo.”.  A ver.

A íntegra do documento entregue pela Anapar está disponível em

https://www.anapar.com.br/wp-content/uploads/2023/01/10-medidas-priorita_rias-sugeridas-p-ara-a-area-de-previdencia-complementar-para-o-novo-Governo-democratico_-GT-Transicao-07dez2022-2.pdf

 

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:ESTANTE