DESTAQUE

RECONSTRUIR O SAÚDE CAIXA PARA TODOS

“Reconstruir não é palavra de ordem; é indispensável. Para todos não é chavão, pois um direito de empregados da Caixa, devido desde sempre inclusive quando da aposentadoria, não pode limitar-se a parte desses empregados.

Assim, RECONSTRUIR O SAÚDE CAIXA PARA TODOS não é mero nome de chapa: traduz o objetivo em lutar pelo restabelecimento de direitos que vêm sendo perdidos e traduz o objetivo em manter viável e acessível a todos o programa de saúde.

Mudanças desde 2018, pactuadas em acordos coletivos de trabalho, transferem aos empregados dispêndios antes de responsabilidade exclusiva da Caixa, endossam o teto de custeio para o banco, autorizam a discriminação a parte dos empregados ao cassar o direito ao programa de saúde na aposentadoria, excluem dependentes, criam décimas terceiras contribuições. Há mais: mudança impõe aos empregados – e exclusivamente aos empregados – responsabilidade em cobranças extraordinárias em razão de deficits.

Conversas entre negociadores e Caixa rolam desde 2018 muitas vezes sob a condição de sigilo de informações, assim reconhecem cinicamente as entidades que indicaram esses negociadores. Sigilo, no caso, que alcança apenas os empregados.

Sob sigilo, também, a atuação Conselho de Usuários hoje eleito, parceiro das mudanças pactuadas. É verdade que acordos limitaram seu papel ao caráter “consultivo”. No entanto, consultivo ou não, o Conselho atual, embora eleito pelos empregados, nunca teve a preocupação de falar aos empregados.

Por isso, para a próxima eleição ao Conselho de Usuários apresentamos a CHAPA 2 – RECONSTRUIR O SAÚDE CAIXA PARA TODOS

Integram essa chapa empregados da Caixa recém-admitidos, empregados da Caixa com alguns bons anos no banco, empregados da Caixa já aposentados. Na proposta de trabalho, cinco eixos fundamentais, focados em ações relativas ao custeio, atendimento, transparência, direitos e comunicação.

Custeio, para buscar o fim do teto de contribuições da Caixa e restabelecer a proporção 70/30, o que sempre viabilizou a existência do plano; atendimento, para que se restabeleça o credenciamento de profissionais e para que os empregados sejam respeitados em vez de largados nas linhas telefônicas, canais na internet ou punidos ao terem seus pedidos de reembolsos desprezados; transparência, para que se saiba, efetivamente, números de um plano pelo qual os empregados também pagam; direitos, para que se elimine a discriminação; comunicação, para prestar contas aos empregados.

É isso: RECONSTRUIR O SAÚDE CAIXA PARA TODOS”

Manifesto publicado em https://www.facebook.com/chapa2reconstruirsaudecaixa

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:DESTAQUE