Tempo passando, conveniente pontuar:
1 – Contraf-Cut e Contec são as duas confederações que comandam a maioria dos sindicatos de bancários do país. Cada uma delas apresentou no final de outubro seu novo formato de custeio do Saúde Caixa.
2 – Aos trabalhadores e aposentados da Caixa não foi permitido escolher entre um e outro. Sindicatos ofereceram às suas respectivas bases, para um “sim” ou “não” virtual, o formato desenhado pela confederação à qual se vinculam. Exemplo: na maior base, a do Sindicato de São Paulo, foi submetido a plebiscito exclusivamente o concebido pela Contra-Cut.
3 – A Caixa, até por ser contemplada tanto pelo que foi elaborado pela Contraf-Cut quanto por aquilo oferecido pela Contec, divulgou aos empregados que não apresentaria nada. E não apresentou.
4 – Contraf-Cut informou que seu modelo foi aprovado por ampla maioria dos sindicatos que integram o Comando Nacional.
5 – Contec também informou que seu modelo foi aprovado por maioria, mas sem adjetivar.
6 – A Caixa, até 12 de novembro, não havia informado nada.
7 – Dado que são distintos os desenhos e que não foram eles pautados, conjuntamente, em cada “sim” ou “não”, seria importante que entidades e direção da empresa informassem como, afinal, ficou o Saúde Caixa: prevalecerá o aprovado em cada assembleia, por base territorial, inclusive naquelas em que houve rejeição à proposta? valerá a formulação de uma das confederações, aplicando-a à base da outra? Enfim, o novo formato será aquele com décima terceira mensalidade ou não? Com tabela de pagamento mínimo por faixa etária ou não? Com previsão de contribuição extraordinária, a ser recolhida em caso de deficit por trabalhadores e aposentados, ou não?
De toda forma, está satisfeita a direção da Caixa. O que já vigorava nos acordos coletivos 2020-2022 agora se estende ao menos a dezembro de 2023: endosso ao limite de 6,5% para o dispêndio do banco em assistência à saúde dos empregados e perda do direito ao Saúde Caixa, quando da aposentadoria, aos concursados admitidos a partir de 1º de setembro de 2018.