Rodada de negociação a respeito do novo formato do Saúde Caixa prevista para ontem, 23 de setembro, foi suspensa, segundo informa a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut). Diz a Confederação que “Representantes dos empregados ainda trabalham uma proposta única com a Caixa”. Não há nova data definida.
Dados sigilosos. E resultado de mesas de negociação, também.
As conversas se iniciaram em janeiro de 2021 em Grupo de Trabalho (GT) integrado por representantes indicados por entidades sindicais e pela Caixa. O GT não superou divergências até 31 de julho, data estabelecida em Acordo Coletivo de Trabalho 2020-2022 para conclusão dessas conversas. As divergências foram encaminhadas à mesa de negociação permanente. A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) que, sob a coordenação da Contraf-Cut, representa os trabalhadores nessa mesa frente à Caixa, não tem informado a categoria relativamente ao que se discute, exceção a alguns registros superficiais. Entre esses registros, o de que Caixa e Confederação teriam concordado em adotar, pela média dos valores encontrados, estudos de custeio do Saúde Caixa de suas respectivas assessorias. A CEE firmou pacto de “sigilo” com a Caixa quanto a números do plano – balanços, relatórios, projeções. Esse pacto, ao que parece, se estende a todo o tema. Informações que chegam são “vazadas” por meio de redes sociais. (ver https://todoplural.com.br/2021/09/20/decima-terceira-mensalidade-no-saude-caixa-esta-seria-uma-das-novidades-negociadas-permaneceriam-limite-de-65-da-caixa-e-discriminacao-aos-pos-agosto-de-2018/ )
Manifesto
Nesta quinta-feira, 23, trabalhadores e aposentados de São Paulo e outras localidades, com a participação de dirigentes de algumas entidades sindicais, reuniram-se virtualmente para discutir Saúde Caixa. Foi aprovada a elaboração de manifesto pela transparência nas negociações, contra a retirada de direitos e por mobilização em defesa do Saúde Caixa. O temor é que das negociações surja alguma proposta de mudança, sem detalhes e com prazo exíguo para manifestação por meio de assembleias virtuais, limitadas ao caráter plebiscitário de sim ou não. O manifesto será divulgado por redes sociais para subscrição.