DESTAQUE

Caixa não concorda com prorrogação de prazo de discussões no GT Saúde Caixa

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE), representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) em mesa de negociação, informou no início desta noite (30) que a Caixa não acatou seu apelo para a extensão do prazo de discussões do novo formato do Saúde Caixa. As discussões se realizavam por meio do Grupo de Trabalho Saúde Caixa, integrado, paritariamente, por indicados pela Caixa e por entidades de trabalhadores. Segundo informa a CEE, a representação dos trabalhadores protestou.

Na reunião de hoje do GT a Caixa apresentou o novo formato que pretende implantar. Esse formato, ainda segundo a CEE, atende integralmente a Resolução CGPAR 23, de janeiro de 2018. Essa Resolução permite o corte do custeio dos benefícios de assistência à saúde de empregados de estatais federais. Por sua vez, a representação dos trabalhadores apresentou contraproposta baseada na manutenção do custeio na proporção atual, cabendo à Caixa 70% do custeio e aos usuários, 30%. O conteúdo de cada proposta não foi divulgado, exceto por essas referências.

As discussões seguem, agora, para a mesa de negociação permanente. O Acordo Coletivo em vigor estabelece que “as melhores propostas serão levadas ao conhecimento dos beneficiários titulares para votação até 31 de agosto de 2021, sendo a mais votada implementada até 02 de janeiro de 2022.”. A data de implementação está prevista na CGPAR 23.

Considerando-se a evolução – ou a falta dela – até agora observada nesse tema, não há alternativa: trabalhadores da ativa e aposentados da Caixa terão de, efetivamente, lutar para garantir seu direito.

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:DESTAQUE